A Centralx  

A História da Centralx®

Nossas crenças e nossa definição de excelência em software

Nós acreditamos na Medicina exercida com liberdade e ética. Não acreditamos nas limitações e imposições que o "sistema" tenta submeter aos médicos. Nós acreditamos em softwares excelentes, ágeis, práticos. Não acreditamos em softwares burocráticos e complexos. Os médicos são o centro de nossas atenções: "o X da questão". Por isso, nossos softwares são o que são. Por isso, contamos com tantos clientes satisfeitos.

Sabemos que o software excelente dá  vida aos computadores, torna-os úteis para as pessoas. O software excelente dá poder e autonomia aos usuários. É o software que agiliza os processos e os torna mais racionais, permitindo que os profissionais  liberem tempo para dedicarem-se às suas atividades principais. É assim que sempre vimos a missão de nossos produtos. É isto que fazemos na área médica: construímos softwares que ampliam a liberdade e a autonomia dos médicos, promovendo o desempenho ético e produtivo da Medicina.

Marcos Moreira - Diretor Executivo da Centralx®

 

O início

Em 11 de janeiro de 1987 a Centralx® foi fundada para que professores ligados à área de tecnologia pudessem prestar serviços educacionais na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Apaixonados por computadores pessoais, ensinávamos programação de microcomputadores do tipo Apple II e IBM PC.

Além de dar aulas, um de seus fundadores, Marcos Moreira, dedicava-se ao desenvolvimento de software por encomenda, atendendo clientes heterogêneos de diversos setores. Marcos também dava apoio ao núcleo de pesquisas em eletrônicas e confeccionava sistemas para geração de gráficos destinados a análise de dados destes núcleos.

No segmento educacional, codificou o Sistema de Aplicação de Provas de Múltipla Escolha (Samuel 1.0) para o colégio técnico, sistema que foi utilizado nos anos subseqüentes para, baseado em um banco de dados inicial, gerar provas de múltipla escolha diferentes que eram aplicadas nos próprios computadores.

A aptidão para a programação e a paixão por codificar sistemas fizeram com que, a partir de 1989, a empresa decidisse dedicar-se exclusivamente ao desenvolvimento de programas de computador.

A rápida expansão dos computadores pessoais abriu diversas oportunidades para a Centralx®.

Na época, a Centralx® chegou a criar e abrigar uma das primeiras BBS (Bulletin Board System) brasileiras, a LogicBBS, quando foram adquiridos os primeiros conhecimentos sobre a interconexão de computadores que futuramente se popularizaria com a Internet.

 

Entrada na área médica

Os primeiros sistemas feitos para médicos eram complexos de serem utilizados porque continham uma série de regras que dificultavam a utilização dos mesmos.

Em 1993 surgiu a primeira encomenda para que a Centralx® construisse um software para organização de um consultório médico.

Surgiu então o embrião do HiDoctor®, sistema que se tornaria o primeiro software para gestão de consultórios a ser comercializado embalado e em larga escala no Brasil.

Com o advento do Windows®, a Centralx® inspirou-se pela visão de um sistema que fosse um "papel eletrônico", que não oferecesse qualquer dificuldade para ser usado, ao contrário, todas as dificuldades deveriam ser eliminadas em nome da praticidade e agilidade que traria autonomia para que os médicos pudessem utilizar o sistema da maneira mais conveniente. Levar este conceito para o maior número de médicos possível seria uma excelente conquista  para a prática médica no Brasil.

Portanto duas premissas básicas foram estabelecidas: a primeira ser um sistema ágil e fácil de usar, que simplificasse a utilização dos computadores deixando o médico livre para usar o computador como um "papel eletrônico", que permitissem ao médico digitar livremente as anamneses e informações de evolução clínica. A segunda de ser um software que pudesse ser utilizado por vários médicos, e que trouxesse funcionalidades que fossem importantes para mais de um médico.

A primeira versão do HiDoctor® para Windows® foi utilizado inicialmente por seis médicos de Juiz de Fora, Minas Gerais, em seis consultórios distintos.

Um ano depois de iniciada a implementação de melhorias na primeira versão, devidamente amadurecido e pronto para atender a um número maior de médicos foi decidido que o HiDoctor® ganharia uma embalagem, e iniciamos as vendas do produto em lojas de informática e através de consultores independentes. Inicialmente concentramos nosso foco na capital do Estado, Belo Horizonte. Rapidamente expandimos as vendas para o estado do Rio de Janeiro e São Paulo.

Em 1995 o HiDoctor® já era distribuído, junto com outros produtos da Centralx® para todos os estados brasileiros.

A Centralx® define nesta época que os médicos são seus principais clientes e que a crença na liberdade dos profissionais de saúde, na autonomia dos médicos, e na ética em medicina deve ser reforçada e nortear nossos esforços futuros de pesquisas e desenvolvimento.

 

A Evolução do HiDoctor® e o pioneirismo absoluto na Internet

A Centralx® desenvolveu novos softwares e melhorou continuamente o HiDoctor®. Em 1999 foi lançada a primeira "suite" de softwares para consultórios médicos, o HiDoctor® Office 2000, incorporando o HiDoctor®´98 à Enciclopédia de Produtos Farmacêuticos, o MoneyTalks (para o controle financeiro) e o Database (que permitia a construção de formulários personalizados para coleta de informações médicas).

Em 2001 lançamos o HiDoctor® NET, que permitiu que os dados do HiDoctor® fossem sincronizados com a Internet, de maneira que vários computadores pudessem ser mantidos com os mesmos dados atualizados e ainda que os médicos conseguissem, através de conexão segura com a Internet, acessar os dados de seus pacientes.

O HiDoctor® NET foi, de longe, a primeira aplicação a implementar o conceito de "nuvem" e sincronização de dados no Brasil e a Centralx® a primeira empresa a oferecer a tecnologia para sistemas médicos.

A partir daí diversas interfaces foram criadas para o HiDoctor® versão para Windows®, e também para que o HiDoctor® NET (interface para acesso ao HiDoctor® online) pudesse ser utilizado nos inúmeros equipamentos que foram surgindo como o Palm®, o Smartphone P900 da Sony-Ericsson (um dos primeiros celulares a prover interface para acesso à Internet). Até os iPads, iPhones, Galaxy Tab, e outros utilizados hoje.

 

Além da simples organização do consultório

A Centralx® expandiu a utilidade do HiDoctor® para os médicos através de sistemas que atendiam novas necessidades dos médicos, como a de ter um site na internet (site.med.br), como a de ser achado pelos pacientes (catalogo.med.br) e incorporou sistemas acessórios ao HiDoctor®. O news.med.br transmite para os médicos, através do HiDoctor®, informações das fontes médicas mais confiáveis sobre novas descobertas e pesquisas médicas.

Para a sociedade, a Centralx® ampliou a utilidade de seus produtos, sendo a primeira empresa brasileira a publicar bulas de medicamentos online através do bulas.med.br. O abc.med.br publica constantemente, em linguagem acessível, informações sobre centenas de doenças e condições médicas. O catalogo.med.br atende também aos pacientes que buscam especialistas pela internet e permite, inclusive, a marcação de consultas online (agendamento online).

As evoluções dos nossos sistemas são registrados através de vídeos publicados na HiDoctor® TV e do site do produto em hidoctor.com.br e hidoctor.com.br/docs.

 

Liderança de mercado

Com o sucesso de nossos produtos e os diferenciais que produzimos, o HiDoctor® tornou-se o líder de mercado,  o que nos permitiu continuar investindo em pesquisas e desenvolvimento do produto principal e de seus acessórios. Com mais de duas décadas de existência, a Centralx® atende hoje a milhares de profissionais e ao público em geral com produtos e sistemas de informação amplamente conhecidos no mercado brasileiro.

 

Nosso compromisso com o futuro

Nós continuamos investindo no compromisso de que você possa extrair o máximo da tecnologia da informação aplicada ao seu consultório ou clínica médica. Promover a autonomia dos médicos através da tecnologia da informação é nosso principal objetivo.